Alimentos Funcionais


Os alimentos funcionais tem nutrientes e fitoquímicos que possuem ações que faz bem para saúde e, que já tem comprovação científica que reduz os riscos de doenças. É  importante ressaltar que não cura e, sim reduz a chance de desenvolver doenças.

Tudo associado a um bom estilo de vida, claro!

Alguns alimentos funcionais:

Alho- Os efeitos são diminuição da pressão arterial, diminuição da taxa de açúcar no sangue, antiviral, antitumoral, antifúngico e antioxidante.

Azeite de Oliva extra-virgem- Seu consumo está associado à prevenção e tratamento de diversas enfermidades. Suas ações são impedir o entupimento de vasos, baixar a pressão arterial, aumentar a imunidade e proteger o aparelho digestivo.

Cebola- Tem um potente antioxidante que atua na prevenção de câncer de estômago e no aumento da imunidade.


Cenoura- Seu principal nutriente é o betacaroteno, que tem ação antioxidante muito importante, protege as artérias contra entupimento e atua contra proteção de tumores.


Agrião- Pesquisas avaliaram a influência do consumo de agrião em fumantes. O agrião contém substancias que inibem o metabolismo oxidativo de carcinogênicos encontrados no tabaco.
 

Leguminosas- Favas como feijões, ervilha seca, lentilha e grão de bico. A presença de fitoquimicos, vitaminas e minerais, proteínas e fibras, associada ao baixo nível de gorduras, faz das leguminosas um alimento único.

Tomate e Goiaba- A principal característica destes alimentos é a presença de licopeno, que lhes confere a cor vermelha, de forte poder antioxidante. O molho de tomate preparado com azeite, potencializa o efeito antioxidante do tomate. Está comprovado o beneficio na prevenção de câncer de próstata.
A goiaba, além do licopeno, é caracterizada pelo seu alto teor de vitamina C e fibras solúveis.