Frio & Sistema Imunológico







“A vitamina C é essencial no inverno para evitar gripes e resfriados”. Claro que há um conjunto de nutrientes e minerais que irão contribuir. Nada é isolado.

Um fato interessante é que o consumo de saladas feitas de ingredientes ricos em vitamina C: tomate, repolho, brócolis, vegetais de folhas verdes, etc. São menores, pois a tendência é consumirmos alimentos mais quentes e a vitamina C é sensível ao calor. “Além disso, muitos dos alimentos ricos em vitamina C são estivais, ou seja, crescem no verão, mas couve e couve-flor, por exemplo, são alimentos tipicamente invernais e também são ricos nesta vitamina”. A maior parte da vitamina C se perde durante o cozimento. Portanto, a recomendação principal é comer frutas e vegetais crus e beber sucos frescos.

Sendo assim, durante o outono e o inverno, não se esqueça de consumir frutas, kiwis, sucos de limão, laranja, acerola, goiaba, melão, manga, mas também de comer alface, pimentões, repolho e couve-flor, ou seja, todos os alimentos ricos em vitamina C.
Invista em alimentos com propriedades anti-inflamatórias; alho, gengibre, couve, espinafre, aipo, alimentos verde-escuros (feitos levemente no vapor), cenoura, gergelim, nozes, amêndoas e castanha do Brasil. Os alimentos ricos em zinco; feijão, lentilha, grão de bico e cogumelos.

Hidratar-se com água. Tomar sol pelo menos 3x por semana.
Os chás de maçã, chá verde (de preferência japonês) caso você não possua nenhuma enfermidade com a glândula tireoide. Chá de gengibre, hortelã, erva doce, cúrcuma e cravo.. As necessidades são individuais e com consciência.
*Não utilize suplementos isolados de vitamina C. Consulte seu nutricionista.
Daniélla Medìna