FIQUE DE OLHO: CUIDADO COM A AUTOPROMOÇÃO NA NUTRIÇÃO



Chegando o verão e o desespero bate, não é? A preocupação com o peso e principalmente, a estética, aumenta significativamente em toda população, mais expressivamente nas mulheres. A busca é de um tratamento efetivo, rápido, milagroso e sem gerar sofrimentos ou grandes adaptações. Nessa linha de raciocínio, percebe-se nos últimos anos, o aumento da Obesidade em caráter epidêmico, que vêm estimulando campanhas sobre saúde e bem-estar. Diante dessa situação, a sociedade está em busca de informações sobre alimentação saudável e sobre a forma mais rápida para emagrecer.


Atentas aos lucros desse segmento tão promissor e rentável, as empresas que trabalham com gêneros alimentícios, suplementos e medicamentos, investem na publicidade voltada para o consumo desses e propagam benefícios supostamente inéditos, eficazes e certeiros. Na publicidade em massa, empresários associam a imagem de profissionais da saúde a seus produtos como forma de promovê-los e aumentar suas vendas, pela credibilidade que a suposta situação possa causar.


Fique atento! O Código de Ética do Conselho Federal de Nutricionistas (Resolução CRN no. 334/2004) veda ao profissional nutricionista valer-se da profissão para manifestar preferência, divulgar ou permitir a divulgação de marcas de produtos ou nomes de empresas ligadas às atividades de alimentação e nutrição. Nossos pacientes precisam de possibilidades de escolha!


Além disso, o uso da internet para a divulgação de consultas online também é vedado pelo Código de Ética do Nutricionista. É profissionalmente impossível avaliarmos o paciente e todas as individualidades bioquímicas em uma consulta não presencial. O código vai além, ao proibir as promoções nos sites de compras coletivas com descontos em tratamentos, consultas e planos nutricionais, como vêm fazendo diversos profissionais nos últimos anos.


O nutricionista tem o dever de contribuir para a saúde do indivíduo e da coletividade e pode usar os meios de comunicação para orientá-los sobre alimentação adequada e saudável, como no lançamento de blogs, encaminhamentos de emails informativos e atualização de sites de relacionamento. Da mesma maneira, os planejamentos alimentares não poderão ser padronizados e jamais seguirão a linha de “dietas”: Dieta da Moda, Dieta do Chocolate, Dieta da Lua, Dieta do Verão, Dieta do Sol, Dieta do Ovo, entre outros. Dessa forma, o profissional deve exercer seu papel de educador sem a quebra do decoro profissional, assumindo a inteira responsabilidade pelas informações prestadas, que serão verossímeis.

Quer emagrecer? Eu lhe respondo: Procure um Nutricionista e restaure, o quanto antes, a qualidade em sua vida.

FONTE: Revista do Conselho Federal de Nutricionistas, nº 34 -2011, pág. 13.