Alto teor de açúcar afeta funcionamento do cérebro


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que ingerir regularmente uma dieta com excesso de açúcar retarda o cérebro, prejudicando a memória e o aprendizado.

Os resultados, publicados no Journal of Physiology, mostram ainda que o consumo de ácidos graxos ômega-3 pode compensar os danos causados pela frutose encontrada em alimentos processados.
Segundo os pesquisadores, enquanto trabalhos anteriores revelaram como o açúcar prejudica o corpo através do seu papel no diabetes e na obesidade, este estudo é o primeiro a descobrir como o adoçante prejudica o cérebro.

"Nossas descobertas mostram que o que você come afeta como você pensa. Ingerir uma dieta rica em frutose ao longo do tempo altera a capacidade do cérebro para aprender e lembrar informações. Mas a adição de ômega-3 às refeições pode ajudar a minimizar os danos", afirma o pesquisador Fernando Gomez-Pinilla.

"Uma vez que a insulina consegue ultrapassar a barreira sangue-cérebro, o hormônio pode sinalizar aos neurônios, gerando reações que comprometem o aprendizado e causam perda de memória", observa Gomez-Pinilla.
A pesquisa levou a equipe a suspeitar que comer frutose demais pode interferir na capacidade da insulina de regular como as células usam e armazenam açúcar, o que é necessário para o processamento de pensamentos e emoções.

"Nosso estudo mostra que uma dieta rica em frutose prejudica o cérebro, bem como do corpo. Isto é algo novo. Ingerir uma dieta rica em frutose em longo prazo altera a capacidade do cérebro de aprender e lembrar informações. Mas adicionar ácidos graxos ômega-3 às refeições pode ajudar a minimizar esses danos", conclui Gomez-Pinilla.

Fonte: I Saùde, Dieta com alto teor de açúcar afeta o funcionamento do cérebro. Acesso em 21/05/12