Cuidados ao comprar alimentos



Na hora de comprar:


A limpeza e a organização do ambiente e a higiene dos atendentes são os primeiros passos para um ambiente saudável. Por isso, escolha supermercados, açougues ou peixarias onde os produtos tenham origem conhecida, qualidade, boa apresentação e conservação.



Antes de mais nada, olhe atentamente o rótulo dos produtos. É lá que informações importantes como validade, ingredientes e o modo de conservação são encontrados. Verifique se as embalagens não estão sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, furadas, abertas ou com outros sinais de alteração. Ao comprar frutas, verduras e legumes verifique a cor e se há partes estragadas. Os ovos também merecem cuidados e devem estar em local fresco e arejado, sem casca suja ou trincada. Caso o estabelecimento não apresente boas condições de higiene, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal.


Siga a ordem correta de compra: primeiro, os alimentos não perecíveis, como arroz, farinha, feijão; segundo, os alimentos perecíveis que são armazenados congelados, como massas e carnes congeladas ou sorvetes; por último, os perecíveis que são guardados sob refrigeração, como iogurtes, queijos e carnes. Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento em casa não ultrapasse duas horas. 



Antes de comprar, observe:




O peixe tem que estar refrigerado ou coberto com gelo, os filés ou postas, também. O peixe é fresco? Veja se escamas, guelras e olhos estão firmes, de corta intensa, úmida e brilhante.
  


As carnes têm cor e cheiro próprios, e devem ser mantidas em local refrigerado.
  
 

Confira a temperatura do refrigerador: Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante. Os embutidos, conservas e salgados de origem animal devem estar armazenados conforme orientação da rotulagem, apresentar cor, cheiro e consistência característicos do produto. Não podem estar estufados, moles, mofados ou pegajosos.
   
 

Produtos sem embalagem devem estar protegidos contra poeira e insetos.
      


O leite e os laticínios - queijo, iogurte, manteiga, por exemplo - devem estar refrigerados; o leite tipo longa vida, ao abrigo dos raios solares.
    

 
Cereais, biscoitos, pães, massas e doces devem apresentar embalagem sem mofo, insetos, ou substâncias estranhas. As massas frescas, com ou sem recheio, devem estar resfriadas ou congeladas.
     

Enlatados não podem estar enferrujados ou estufados. O líquido das conservas deve ser transparente.


  
Fonte:
Vigilância Sanitária