Extrato de alho envelhecido reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos

Um estudo de dose-resposta


A hipertensão afeta cerca de 30% de adultos no mundo todo. O alho apresenta propriedades anti-hipertensivas através de um mecanismo de ação biologicamente plausível. Assim sendo, este estudo objetivou-se a avaliar o efeito, a dose-resposta, tolerabilidade e aceitabilidade de diferentes doses de extrato de alho envelhecido como tratamento adjuvante da medicação anti-hipertensiva em pacientes com hipertensão não controlada. Para tanto, um total de 79 participantes com hipertensão sistólica não controlada participaram deste estudo placebo controlado aleatorizado duplo cego de 12 semanas. Os indivíduos foram alocados em um de três grupos para administração diária de uma, duas ou quatro cápsulas de extrato de alho envelhecido (240/ 480/ 960 mg contendo 0,6/ 1,2/ 2,4 mg de S-alilcisteína) ou placebo. A pressão arterial foi avaliadas nas semanas 4, 8 e 12 e os valores obtidos foram comparados com os do início do estudo. A tolerabilidade foi monitorada durante todo o estudo, sendo a aceitabilidade avaliada na semana número 12, através de um questionário. Os valores médios da pressão arterial sistólica foram significantemente reduzidos em 11,8±5,4 mmHg no grupo que recebeu administração de duas cápsulas de extrato de alho envelhecido após a semana de número 12, em comparação com o placebo (P=0,006). Uma redução significante limítrofe foi encontrada na semana de número 8 no grupo que recebeu a administração de 4 cápsulas de extrato de alho (-7,4±4,1 mmHg, P= 0,07). Alterações na pressão sistólica e diastólica no grupo que recebeu a administração de uma cápsula de extrato de alho não foram significantes, em comparação com o placebo. A tolerabilidade, complacência e aceitabilidade foram altas em todos os grupos que receberam a administração do extrato de alho (93%), sendo maior ainda nos grupos recebendo uma ou duas cápsulas diariamente. Os autores deste estudo sugerem que o extrato de alho envelhecido é um efetivo e aceitável tratamento para a hipertensão não controlada, e pode ser considerado como um tratamento adjuvante seguro para a terapia anti-hipertensiva convencional.


Referência bibliográfica:


RIED, K.; FRANK, O.R.; STOCKS, N.P. Aged garlic extract reduces pressure in hypertensives: a dose- response trial. Eur J Clin Nutr; 67: 64-70, 2013.



Fonte: Extrato de alho envelhecido reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos: um estudo de dose-resposta. VP Consultoria. Acesso 15 de fevereiro de 2013.