Dietas da Moda, Muito Cuidado!!!



Meios de comunicação de massa (principalmente a Internet), as revistas apelativas: “Fique Linda”, “Emagreça em 2 semanas”. Para algumas pessoas, emagrecer rapidamente, “enche os olhos”. É ai que fica o sucesso das dietas da moda, com as promessas de emagrecimento rápido.


Essas dietas do ponto de vista nutricional deixam a desejar, pois acabam cortando algum grupo alimentar. Elas não podem ser mantidas por muito tempo. Deve-se haver uma reeducação alimentar, pois, a pessoa pode recuperar o peso perdido, podendo, ganhar ainda mais!



Tipo Sanguíneo, da Sopa, da Lua, do Dr. Atkins, de South Beach, da USP, são dietas muito divulgadas.



Veja algumas delas, e o que pode acarretar à sua saúde.

DIETA DO DR. ATKINS (DIETA DAS PROTEÍNAS) – Propõe redução do consumo de carboidratos e liberam o consumo de carnes (inclusive vermelha) e gorduras em geral.


Desvantagem: causa deficiências de vitaminas e minerais pela proibição do consumo de frutas e vegetais; baixa ingestão de fibras que pode ocasionar a constipação, grandes quantidades de gorduras podem levar a problemas cardiovasculares. A falta de carboidrato deixa a pessoa sem ânimo e com cansaço, nisso, surgem fraquezas, dores de cabeça e mau hálito.



 

DIETA DOS PONTOS – Nessa dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias dos alimentos. Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 calorias, baseado no seu valor nutricional. A pessoa deve anotar o que come durante o dia e fazer o somatório, que não deve passar de 300 para as mulheres e 400 pontos para os homens.


Desvantagem: a dieta focaliza apenas a quantidade de alimentos consumidos, sem incentivar uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Dessa maneira, os pontos podem ser atingidos facilmente com alimentos calóricos. A carência de nutrientes pode prejudicar a saúde e acarretar problemas como osteoporose, queda de cabelo, anemias e também desencadear a fome oculta, isto é, a desnutrição no organismo por falta de determinados nutrientes.


O cálculo dos pontos é generalizado, e não atende a todos da mesma maneira. Se a pessoa marca todos os alimentos que consome e o resultado calórico for menor, provavelmente ela ficará mais magra. No entanto, é necessário observar se as recomendações de frutas, verduras e legumes, fibras, proteínas e carboidratos serão atingidas. Também é importante investigar se as quantidades de gorduras e sal excederão as recomendações. O emagrecimento é um processo que depende do perfeito funcionamento do organismo com hábitos alimentares saudáveis.

O ideal é uma avaliação e acompanhamento nutricional para um emagrecimento com saúde.