Desmistificando a Gelatina





Já ouvi muitas pessoas dizerem que a gelatina é um ótimo alimento para ser consumido, inclusive, por profissionais da área de saúde e celebridades que, muitas vezes, as consomem na busca de um retorno estético. No entanto, é lamentável constatarmos que esse alimento adquiriu um status de saudável, por conta de uma substância: o colágeno.


No geral, as pessoas acham que sua pele vai ter mais elasticidade e firmeza, porém isso não procede! Consumir gelatina, em cápsulas ou em pó não melhora a elasticidade da pele e não reduz a flacidez! Tampouco, a gelatina é uma boa fonte de colágeno.



Um instituto analisou várias marcas de gelatina e identificou que, entre as marcas pesquisadas, havia uma que possuía menos de 1g de colágeno por caixa. Consideremos a quantidade de absurdos: 1 porção de gelatina que corresponde a 120 gramas, contém 11 gramas de açúcar.



Corantes artificiais:


Vermelho 40: Presente em gelatinas de morango, suco em pó de uva, pirulitos, balas, bolinhas de chocolate, balas mastigáveis e alguns leites fermentados sabor morango. Este é acrescentado em busca do prazer estético dos alimentos - tudo para ficar mais atraente e vibrante. Conseqüências: causa irritação e hiperatividade em crianças;

Azul Brilhante: Em vários países é proibido, porém no Brasil, ainda não. São encontrados na gelatina de tutti frutti, limão, framboesa, uva, leite fermentado e balas coloridas. Conseqüências: causa constrição dos brônquios e irritação da pele;


Vermelho Bordeaux: Presente em balas e refrigerantes. Conseqüências: causa crise asmática e eczema em crianças;


Tartrazina: Em vários países no mundo está proibido, mas, no Brasil, não! No entanto, os produtos que contêm essa substância devem destacá-la no rótulo ou em uma fonte maior que as demais.

Nos EUA e Inglaterra são proibidos por causa dos infinitos males causados, tais como: asma, bronquite, rinite, náuseas, diminuição de células de defesa, falta de concentração e hiperatividade. Está presente em sucos de garrafinhas, sucos em pó como limão, tangerina, maracujá, gelatina de limão, tutti frutti, pêssego, abacaxi e balas mastigáveis. A Tartrazina é um corante bastante utilizado na indústria brasileira.


Atenção:

Ao comprar frutas, verduras e peixes, verifiquem se estes apresentam “sinais forçados”. Ok, mas como identificar? É simples! Por exemplo: uma cor muito vibrante nesses produtos pode ser um indício de uso excessivo de corantes e toxinas a fim de deixá-los atraente.


Proteja-se dos corantes artificiais! 

Daniela Medina