Documentário “O veneno está na mesa”




"O documentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, trata com uma linguagem clara, de um assunto que deveria ser do conhecimento de toda a população.
Ao assistir, nos deparamos com os bastidores com relatos de casos de morte e graves doenças de agricultores intoxicados por agrotóxicos; dados sobre a análise de leite materno de mulheres agricultoras contaminado por vários tipos diferentes de produtos pesticidas; relatos de morte de pássaros ainda nas lavouras após consumo de lagartas presentes em grãos de feijão tratados com agrotóxicos; dúvidas sobre possíveis traços de agrotóxicos em farinhas lácteas já que a maior parte dos cereais produzidos no país está contaminado".

"Vale a pena assistir e refletir se ainda queremos consumir aquele morango grande e vermelhinho durante todo o ano, mesmo curiosamente sabendo que ele está fora da safra e ainda assim, sendo produzido em larga escala. Aquela batata grande e parruda diferente das batatas miúdas de antigamente, carne de bovinos alimentados por ração produzida com soja transgênica e também contaminada".

Sinopse do filme
"O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.
O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio".