COMER COM CONSCIÊNCIA


1. Alimentação Consciente – Atenção no momento da alimentação e, se possível, comer alimentos variados afim de quebramos o piloto automático das refeições que fazemos diariamente.

2. Mastigue de forma atenta, focada e consciente - Leve todos os seus sentidos para as refeições e verdadeiramente saboreie o seu alimento. Deguste com atenção cada mordida do início ao fim.

3. Coma com atenção - Se você faz várias coisas enquanto come, pare e faça uma pausa de modo a poder dar 100% de atenção para sua comida.

4. Faça um check-in do seu nível de atenção e consciência - Como está a minha fome em uma escala de 1 a 10? Cada vez que você come, pergunte a si mesmo: Estou fisicamente com fome? Coma até que você esteja satisfeita (o), não se deixando estufada (o) e nem com fome.

5. Pense com Consciência - Observe os pensamentos críticos como “Eu não quero ganhar dez quilos.” Ou “Eu não deveria ter comido isto“ podem permear a sua mente.  Os pensamentos negativos podem provocar liberação de substâncias que não acrescentariam nada a sua saúde no momento da alimentação.

6. Discurso Consciente - Quando você estiver entre amigos e familiares, esteja consciente sobre conversas acerca do peso (por exemplo, “eu estou tão gordo!” ou “ela está tão gorda”). Tenha em mente que as palavras podem afetar alguém que esteja tentando se livrar dos problemas alimentares.

7. Ajuda Profissional - Amigos podem fornecer uma quantidade enorme de apoio, mas muitas vezes é útil obter orientação de um profissional adequado.