Saúde Óssea X Alimentos Fontes




Clique na foto para ter uma melhor visualização

Cálcio! Fontes? No primeiro instante algumas pessoas vão lembrar-se somente dos leites e derivados. Embora o leite contenha grandes quantidades deste mineral, vale lembrar que não é bem absorvido, visto o enorme crescimento de casos de alergia e/ou intolerância aos lácteos.

Alimentos fontes de cálcio:

- Couve

- Repolho

- Brócolis

- Espinafre

- Tofu

- Feijão Branco

- Sementes de gergelim

- Sementes de linhaça

- Quinua

- Frutas Secas e oleaginosas



O grande consumo de leite causa uma excessiva irritação no intestino, o que contribui e dificulta a absorção do cálcio, com isso, conduz para o desenvolvimento de bactérias prejudiciais à flora intestinal.

O magnésio é essencial ao metabolismo sendo um fator indispensável do cálcio, em especial nos ossos. E o que é encontrado no leite em relação ao magnésio não é equilíbrio, outro ponto negativo ao leite, quando falamos em saúde óssea.

Alguns estudos com suplementação de cálcio e vitamina D têm mostrado uma desaceleração da osteoporose, mas não a prevenção. A prevenção se dá por meio do bom aporte nutricional, desde a infância, e em todas as fases da vida.

A vida D é necessária à absorção de cálcio e fosfato. Já, a exposição a luz solar torna-se suficiente para indivíduos saudáveis transformar a vitamina D em sua forma ativa. A vitamina D, necessita de magnésio para convertê-la em sua forma mais ativa.

Outro ponto importante: Consumo excessivo de sódio dificulta a absorção de cálcio e facilita a perda óssea. Excesso de fibra pode diminuir a absorção do cálcio, assim como: dietas hiperproteicas , cafeína em excesso também contribuem para a perda.