Temperos e suas atividades antioxidantes






"Alguns temperos tem alta atividade antioxidante, o curry, a cúrcuma ou açafrão são baseados em polifenóis, particularmente com atividade antioxidante e anti-inflamatória.

A cúrcuma, via seus ativos curcuminóides tem alta atividade antioxidante, a curcumina é quelante de metal de transição. Outro tempero excelente é o alho, cujos antioxidantes são baseados em compostos sulfurados, somar alho com cúrcuma ou curry seria uma ótima associação antioxidante. Se analisarmos mais profundamente, a pimenta negra contém piperina, que inibe o metabolismo de primeira passagem da curcumina, uma boa associação para aproveitar melhor o efeito sistêmico da curcumina seria associar com a pimenta negra.


Outro tempero excelente é a pimenta, o gênero Capsicum contém capsaicinóides, que tem atividade termogênica, mas também tem espaço como analgésicos, particularmente em neuropatias quando aplicados topicamente.


Ainda podemos analisar outros temperos, como a canela que, se contiver o cinamaldeído terá efeito na melhora da resposta a insulina, gengibre que contém os gingerois e shagois, termogenicos e anti-reumático. Outro produto bem recente e muito legal é o cominho, suas sementes tem sido usadas no tratamento de asma. O coentro parece ser o mais promissor, além de ter efeito diminuidor do colesterol, o linalol presente no mesmo e no manjericão doce tem efeito calmante, mas o melhor efeito do coentro é seu efeito anti-inflamatório no tratamento de artrite. Vamos imaginar um tempero para pacientes com osteoatrite ou artrite, coentro, gengibre e cúrcuma. Chá verde também tem demonstrado efeito antioxidante e anti-inflamatório. 

Use os temperos e as hortaliças no seu dia a dia, serão armas importantes na saúde." Henri Okigami